III Selit


III SELit - Seminário de Estudos de Literatura

Do direito à literatura às funções da literatura: perspectivas de abordagem no atual contexto


“Do direito à literatura às funções da literatura: perspectivas de abordagem no atual contexto" é o tema do SELit/2016. O que se espera, com esta proposta, é que possam ser congregados os diferentes estudos desenvolvidos pelos alunos do Programa, a partir de distintas formas de abordagem do objeto literário, pelo debate de projetos realizado por pesquisadores de outras universidades.
Ao mesmo tempo, a progrmação contemplará a diversidade de modos de ler a literatura, legitimando as diferenças como algo desejável e bastante produtivo, sejam elas relativas aos gêneros (estudos de prosa, poesia, teatro, interface com outras linguagens) e/ou às vertentes teórico-críticas de abordagem (filosófica, histórico-sociológica, com tendências ao estruturalismo, estudos culturais).
A diversidade da programação que busca atingir diversas frentes promete contribuir significativamente para a formação dos alunos e difusão da pesquisa na área de Letras, dando ênfase ao papel social e político que a literatura pode e deve desempenhar no atual contexto, porque é um direito, e porque ensina que a resisitência encontra, no literário, um lugar privilegiado.
O evento contará com duas conferências, uma palestra, três mesas-redondas, 4 minicursos, 12 sessões de comunicação, 8 mesas debatedoras de projetos de pesquisa (26 projetos no total), painéis de apresentação de trabalhos de Iniciação Científica.

Essa programação está distribuída em 3 dias de evento. São, ao todo, 13 convidados de diferentes universidades: 3 da USP, 1 da Unicamp, 1 da Unifesp, 2 UNESP/SJRP, 1 Mackenzie, 1 UNB, 1 PUC-RS, 1 UFU. Participam, portanto, convidados de 4 estados diferentes, de 8 universidades diferentes, públicas e privada, representando as regiões Sudeste, Centro-Oeste e Sul do país e o que há de mais atual (e arrojado) nas reflexões sobre os estudos literários (O evento é gratuito).




Acesse os hiperlinks para conferir mais informações

Inscrições e Normas

Programação Geral

Programação das Mesas-debatedoras de projetos de pesquisa

Dados dos convidados e resumos de suas apresentações