17/08/2016
Horário : 11:15 a 12:45
Obs:
O tempo previsto para a apresentação é de 15 minutos. Solicitamos aos coordenadores das mesas que façam o controle do tempo.MESA 1
Sala de Projeções 2 – DL
Estudos clássicos: recepção e tradução
Coordenação: Brunno V. G. Vieira
Lívia Mendes
Leminski, tradutor do Satyricon: a Brasiliense e seu contexto histórico e editorial
Cíntia Martins Sanches
A tragédia épica de Sêneca na tradução decassilábica de Candido Lusitano
Joana Junqueira
“Estudos de uma Arte poética árcade: um panorama
Brunno V. G. Vieira
Fábulas pós-pombalinas de Fedro: Manoel de Moraes Soares (1785)
Solaine Regina Chioro dos Santos
“Píramo e Tisbe”: as figuras da paixão trágica em Ovídio (Ovídio, Metamorfoses, IV, 55-166)
MESA 2
Auditório da UEIM
Literatura e tempo presente I
Coordenação: Juliana Santini
Juliana Santini
Que horas ela volta? , de Anna Muylaert: espacialidade de poder
Efraim Oscar Silva (UNESP-Ar)
Atos de equilibrista: Modesto Carone e a narrativa dos múltiplos pertencimentos
Manoelle Gabriele Guerra
Espaço e sujeito: identidades circunscritas na Manaus de Um solitário à espreita, de Milton Hatoum
Sonia Chacaliaza
Exiladas de un género, relegadas a la-inclasificación
Renan Augusto Ferreira Bolognin
O inespecífico: fotografias e literatura brasileira contemporânea
MESA 3
Sala de defesas do DL
Literaturas de língua inglesa I
Coordenação: José Lucas Zaffani dos Santos
Eduardo Alves de Deus Barbizan
Uma reflexão sobre Beowulf e The Hobbit: A antiga tradição propaga-se em uma nova leitura
Alline Duarte Rufo
Melkor, o inimigo do mundo: a constituição do vilão em O Simarillion de J.R.R, Tolkien
José Lucas Zaffani dos Santos
Escrita de vida e morte em diálogo com a voz narrativa em Extinção – Uma derrocada, de Thomas Bernhard
Pedro Augusto de Oliveira Proença
Lady Chatterley: entre a luta de classe e a misoginia
Laís Rodrigues Alves Martins
Uma análise da identidade feminina contemporânea em As horas, de Michael Cunningham
MESA 4
Sala de Reuniões DL
Escritores-críticos
Coordenação: Natália Fernanda da Silva Trigo
Jessica Romanin Mattus
Ezra Pound e o início do século XX.
José Guilherme Pimentel Joaquim
O ensaio como forma em “Poesia e Composição” de João Cabral de Melo Neto
Marcela de Oliveira Gabriel
As duas faces de Rimbaud: dos primeiros versos à poesia da Vidência
Natália Fernanda da Silva Trigo
O poema em prosa como manifestação do poético nos Hymnen an die Natch, de Novalis e Perte d'auréole, de Baudelaire.
MESA 5
Auditório do CECH
Literatura e interfaces
Coordenação: Douglas de Magalhães Ferreira
Anna Carolina Botelho Takeda
A adaptação que ressalta a perspectiva realista existente na peça A falecida
Douglas de Magalhães Ferreira
Casa Grande Senzala e cia: um roteiro de Joaquim Pedro Andrade
Estefanía Sepúlveda Miranda
Ser femenino en "La doble y única mujer" de Pablo Palacio
Paulo Ferreira Junior
Entre a Literatura e a Filosofia: o tema da sexualidade no pensamento de Jean-Jacques
Dia 18/8
Horário: 11:00 – 12:30
MESA 6
Auditório da UEIM
Literatura e Tempo Presente II
Coordenação: Rejane Rocha
Arthur Dias de Souza
As relações entre o verbal e o plástico em A caixa de areia, de Lourenço Mutarelli
Naiara Alberti Moreno
Memória e identidade em Diário da queda, de Michel Laub
Naiara Bueno da Silva Speretta
O narrador como náufrago no romance Cinzas do Norte, de Milton Hatoum
Natália Cristina Estevão
Narrativa em trânsito: uma análise do movimento na escrita de Os famosos duendes da morte
Luis Eduardo Veloso Garcia
A crônica contemporânea e sua diluição do espaço
Rejane C. Rocha
Além (ou Aquém?) do realismo: a representação da violência em contos de Verônica Stigger
MESA 7
Auditório Educação Especial
Literaturas de língua inglesa II
Coordenação: Raquel Terezinha Rodrigues
Carla Alexandra Ferreira/ Raquel Terezinha Rodrigues
Becoming Jane (2007): a vida de Jane Austen na grande tela
Luiz Horácio dos Santos Júnior
"Hamlet" por Zeffirelli: uma leitura política da transcrição fílmica
Matheus Torres de Oliveira
A narrativa de Sylvia Plath como ato socialmente simbólico: um estudo da personagem feminina no conto Johnny Panic and the Bible of Dreams
Vanessa Cezarin Bertacini
A redoma de vidro, de Sylvia Plath: um estudo sobre o sujeito pós-moderno feminino
Karla Cristina dos Passos
Entre mulheres: uma fraternidade nas entrelinhas de Moll Flanders
MESA 8
Sala de Projeções 2
Poesia e utopia
Coordenação: Diana Junkes Bueno Martha
Maria Lúcia Outeiro Fernandes
O testemunho dos sentidos na poesia de Jorge de Sena
Paulo Andrade
Tensões interculturais em O Mapa da Tribo, de Salgado Maranhão
Diana Junkes Bueno Martha
Tradição e pós-utopia em Tróiades de Guilherme Gontijo Flores
Bruna Fernanda De Simone
Discurso amoroso e poesia de resistência em Nuno Júdice
Yoanky Cordero Goméz (orientando Diana)
Silêncio e resistência na poesia de Dulce María Loynaz
MESA 9
Sala de Projeções 1
Literaturas de Língua Portuguesa
Coordenação: André Sebastião Damasceno Corrêa de Sá
Mariana Letícia Ribeiro e André Sebastião Damasceno Corrêa de Sá
Espaço e identidade nas crônicas de Alexandra Lucas Coelho
Rodrigo Valverde Denubila
Pintura e paratextualidade: estudo de caso de algumas capas de obras de Agustina Bessa-Luís
André Luiz Russignoli Martines
A construção da corporeidade no discurso ficcional de Al Berto: uma análise de Lunário (1988)
Audrey Castañón de Mattos
O silêncio musical na escrita: a forma da sonata em Os teclados, de Teolinda Gersão
Juliana Coetti Basso
Questionamento sobre lugares sociais destinados às mulheres em Anoiteceu no bairro de Natália Correia
MESA 10
Sala de Reuniões DL
Coordenação: Bianca Pulgrossi Ferreira
Pedro Barbosa Rudge Furtado
Interação conflitiva entre campo, cidade e tempo em Graciliano Ramos e Cyro dos Anjos
Gustavo de Mello Sá Carvalho Ribeiro
Veredas da vingança e condução divina: manifestações da justiça em "Duelo" de Guimarães Rosa
Bianca Pulgrossi Ferreira
A linguagem na obra de Clarice Lispector: uma tentativa inacabada
Letícia Coleone Pires
Narrativa poética e as construções sensoriais em “O búfalo” e “Legião estrangeira” de Clarice Lispector
Ligia Carolina Franciscati da Silva
Uma análise do fantástico no conto “As formigas”, de Lygia Fagundes Telles
MESA 11
Sala de Defesas - DL
Leituras de poesia brasileira: do sex XIX ao XX
Coordenação: Cristiane Rodrigues
Cristiane Nascimento Rodrigues
Machado de Assis: O poeta imitador e seu poema “A palmeira”
Maíra Aparecida Pedroso de Moraes Benedito
A Nebulosa (1857) de Joaquim Manuel de Macedo: a importação do modelo literário europeu e diálogos com a poesia de Lord Byron
Marina Bariani Trava
Do instante à ausência: a poesia de Cecília Meireles
Larissa Fernanda Steinle
“Na rua do Sabão”: Ritmos e a literatura popular em Manuel Bandeira
Dibo Mussi Neto
Das inquietudes na poesia de Drummond ao amor natural
MESA 12
AT-1 – Sala 8
Enunciação, testemunho e representação: aspectos da literatura contemporânea
Coordenação: Carlos Eduardo Monte
Amanda GuethiAs cidades ficcionais onettianas: geografias da angústia
Sérgio Gabriel Muknicka
A premência da enunciação em contos de Alberto Moravia
Carlos Eduardo Monte
Gótico, fantástico, realismo mágico ou escrita moderno-realista? O deserto dos tártaros, de Dino Buzzati, sob diferentes óticas.
Clarissa Navarro Conceição Lima
Um testemunho velado, uma forma de ler a ficção de Maupassant
Islene França de Assunção
Perspectivas pós-modernas na narrativa lecléziana
Marina Lourenço Morgado
A descrição do espaço nos romances O Castelo de minha mãe e A glória de meu pai, de Marcel Pagnol
Déborah Garson Cabral
A contemporaneidade da obra de Umberto Eco
Mesa 13
Auditório do CECH
Narrativa brasileira contemporânea II
Coordenação: Vivian de Assis Lemos
Vivian De Assis Lemos
Rastros da Ditadura Militar em Dois Irmãos, de Milton Hatoum
Ana Cláudia de Oliveira da Silva
A reescrita obsessiva da infância em Salim Miguel: a criação de um espaço autobiográfico e a escrita autoficcional
Janaína Dias de Morais Coelho
Tempo e espaço da memória em “Duas Tardes” de João Anzanello Carrascoza
Rosana Letícia Pugina
Vozes e ecos: relações dialógicas no conto erótico “Entrego-me a ti”, de Ruth Salviano Brandão
Murilo Eduardo dos Reis
Caracterização do romance policial em Rubem Fonseca